QUEM SOMOS

O Centro de Ação Social, Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Saúde e Segurança Social do Distrito de Faro (CASCD de FARO) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), constituída por três categorias de sócios: efetivos, auxiliares e honorários.

A instituição tem por objetivo a prossecução de atividades de caracter social, cultural, desportivo e recreativo, dando-se clara preferência às atividades de índole social.

A associação, no exercício dos seus objetivos, não tem quaisquer fins lucrativos, movendo-se unicamente pelos princípios da solidariedade social.

Missão

A instituição tem por objetivo a prossecução de atividades de carácter social, cultural, desportivo e recreativo, dando-se clara preferência às atividades de índole social. Para a consecução dos seus objetivos, poderá a instituição levar a efeito, entre outras, as seguintes atividades:

  • • Criação e gestão de quaisquer equipamentos sociais, nomeadamente creches, jardim-de-infância, centros de convívio e quaisquer equipamentos destinados a prestar apoio à população idosa e deficiente.
  • • Criação e gestão de bibliotecas, centros de formação profissional e quaisquer outras iniciativas destinadas à divulgação da cultura e do saber e, bem assim, à preparação profissional dos indivíduos.
  • • Organizar torneios desportivos, encontros, aulas de educação física e todas e quaisquer iniciativas no âmbito desportivo.
  • • Todas as ações que permitam promover o bem-estar económico-social dos associados, nomeadamente facultando-lhes a aquisição a preços mais baixos de quaisquer géneros de uso corrente.
  • • Prossecução de atividades com vista à ocupação dos tempos livres e de lazer, nomeadamente divulgação de filmes, realização de palestras, de conferências, organização de espetáculos musicais e todas e demais atividades que para o efeito se julgarem convenientes.

A associação, no exercício dos seus objetivos, não tem quaisquer fins lucrativos, movendo-se unicamente pelos princípios da solidariedade social.

HISTÓRIA

Um grupo de funcionários da Caixa de Previdência e Abono de Família do Distrito de Faro dinamizou no ano de 1962 a criação, a exemplo de outras Caixas de Previdência do País de um Centro de Alegria no Trabalho. Assim, em 22/04/1963 após inscrição na Federação Nacional para Alegria no Trabalho “FNAT” surge o “CAT 528 ”.

Após o 25 de Abril de 1974 e com a transformação da FNAT em “INATEL” Instituto Nacional de Aproveitamento de Tempos Livres, os CAT´s passaram a ser designados por CCD´s e assim, e para adquirir personalidade jurídica foi no dia 13 de Janeiro de 1983, na secretaria notarial de Faro feita a escritura e aprovada a constituição da associação, fazendo parte integrante da mesma, os seus estatutos.

Por escritura pública de 16 de Outubro de 1989, exarada a fl. 128 do livro nº 181-A do Cartório Notarial de Olhão, foram alterados integralmente os estatutos da associação, alargando a sua ação à comunidade em geral transformando-se em IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) passando a designar-se por CASCD de FARO (Centro de Ação Social Cultura e Desporto da Saúde e Segurança Social do Distrito de Faro.

ÓRGÃOS SOCIAIS

ASSEMBLEIA GERAL:

Presidente: José Manuel Romão Bento Ferreira

1ºsecretário: José João Correia Esteves

2ºsecretário: Hermínia de Jesus Martins Pinheiro

O CONSELHO FISCAL:

Presidente: Francisco José Simões Pinto

Vice-presidente: João Pedro Coutinho Pelica

Vogal: Arnaldo José Tainha de Oliveira

DIRECÇÃO:

Presidente: António Manuel de Oliveira Soares

Vive-Presidente: Maria da Conceição Fernandes Viegas Jesus

Tesoureira: Custódia Rogélia Bernardo Santos Gonçalves

Secretário: Maria Manuela Rolão Sena Paula Bento

Vogal: Joaquim Aleixo

Suplente: António Marreiro Varela